ESCOLA DE VELA

ESCOLA DE VELA

VELA PARA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS

Clube Naval Charitas, por meio da escola de vela NitSailing, oferece aulas de vela para todas as idades.

Tradicionalmente os velejadores começam a aprender a velejar em barcos monotipo menores, antes de passarem aos barcos maiores. O motivo para isso é bem simples: Aprendem enquanto crianças! 

Por não possuírem força nem maturidade suficientes enquanto crianças, o aprendizado em veleiros maiores torna-se muito perigoso. Um monotipo pequeno (como os barcos OptimistLaser ou Dingue) dá ao jovem iniciante resposta imediata a qualquer pequena mudança no leme ou na posição do corpo dentro do barco, tornando tudo mais instável e as reações mais imediatas.

Jovens e adultos são capazes de absorver a informação mais rapidamente, por meio de suas experiências anteriores e vivência, acelerando o processo de aprendizagem desde que estejam num ambiente mais estável. Para esses, a NitSailing disponibiliza barcos para aulas de Vela Oceânica, com Quilha Fixa até 21 pés (7 metros) que não viram. A escola NitSailing oferece ainda vários cursos sob demanda, clínicas específicas para regatas, segurança, navegação, etc.

COMO ENSINAMOS

ESCOLA DE VELA – NITSAILING

Os cursos da nossa Escola de Vela foram concebidos tendo em mente crianças, jovens adolescentes adultos que não possuem experiência prévia com a vela.

NitSailing preparou módulos específicos para cada faixa etária e nível de experiência, buscando sempre acelerar a absorção do conhecimento e possibilitar uma maior retenção do conteúdo.

Cursos Monotipos da Classe Optimist:

Destinam-se a jovens a partir dos 8 anos de idade.

Iniciando com a “escolinha“, a criança aprenderá dentre outros a manusear o barco dentro e fora da água.  Aprenderá de maneira progressiva marinharia com nós, nomenclatura de peças e partes das embarcações, manobras dentro da água, boas práticas com o meio ambiente e a convivência no meio da vela. Após a escolinha será introduzido ao mundo das competições a vela onde desenvolverá suas habilidades até os 15 anos de idade.

Em seguida poderá optar em dar continuidade ao seu desenvolvimento nas classes LaserDingue ou Snipe.

O jovem adulto, independente da idade, poderá ingressar diretamente nessas 3 classes. Estes módulos foram elaborados para cobrir tópicos de interesse dos novatos iniciantes na vela, conceitos e práticas para estreantes em regatas e demais veladores que desejem aprimorar seus conhecimentos participando de uma das nossas flotilhas para treinos e campeonatos.

Vela Oceânica: este curso destina-se aos jovens a partir de 16 anos de idade e aos adultos.

Mais informações na secretaria Náutica do Clube!

MONOTIPOS

VELA PARA CRIANÇAS

Objetivando o ensino da criançada, contamos com veleiros monotipo da classe Optimist, um barco escola  com a maior flotilha da atualidade. O ensino começa na infância, com aproximadamente 8 anos de idade e vai até 15 anos. O pequeno veleiro oferece desde a segurança e simplicidade para o início da aprendizagem como a oportunidade de participar em competições com centenas de barcos ao redor do mundo. É uma classe de formação e transição  do velejador em sua adolescência.

JOVENS E ADULTOS

Aos jovens e adultos oferecemos veleiros das classes Laser Dinguemonotipos de passeio e competição, com grande número de participantes. São barcos que permitirão ao iniciante desenvolver a sensibilidade ao alterar a posição no leme ou do corpo dentro do barco, tornando tudo mais instável e as reações mais imediatas. Temos um programa de para Jovens e adultos, voltado para a formação de velejadores, mais completo que a simples condução de uma embarcação à vela.com aulas de Vela Oceânica, ministradas em veleiros cabinados, com Quilha Fixa até 37 pés (12 metros) que não viram.

Venha conversar com um de nossos instrutores e descobrir o que podemos fazer para ver você velejando conosco!

VELA DE OCEANO

Seja você um velejador experiente ou um NOVATO, nosso curso de Vela Oceânica foi elaborado com base nas melhores tradições marinheiras, visando formar velejadores de todas as idades. A metodologia empregada em nossas aulas está direcionada principalmente para jovens e adultos a partir dos 15 anos. O foco vai desde a formação de tripulantes e interessados em passeios a vela, ao desenvolvimento das habilidades marinheiras dos participantes que pretendem empregá-las com segurança em cruzeiros curtos e passeioscompetições (regatas) e viagens (passagens) em barcos de até 40 pés.

Nosso curso é modular e ao longo de cada aula os alunos adquirem maior confiança na execução das manobras.como: atracar e desatracar o veleiro, tanto a vela como a motor; fundear a embarcação; utilizar as velas balão (assimétrica e simétrica); aplicar as regras de navegação e de regatas; executar manobras marinheiras em espaços confinados e com obstáculos; utilizar os aparelhos, peças e nós nos veleiros. Os alunos adquirem, dentre outros, conhecimentos práticos de sinalização de embarcações e de navegação; além da regulagem de velas. O programa inclui passeios, pernoites e regatas de curta e media distância (até 20Mn). Nossas turmas são formadas com até 05 alunos, sendo que em cada módulo garantimos no mínimo 24hrs aulas práticas na água.

Venha conversar com um de nossos instrutores e descobrir o que podemos fazer para lhe ajudar a desenvolver suas habilidades de velejador.

Velejar é para todos! Venha velejar conosco no Charitas.

CURSOS REGULARES DE VELA OCEANICA

vela Oceânica – Iniciante

Curso modular, realizado em veleiros de 16’ a 22’ (pés), com duração de 4 meses e carga horária mínima de 24hs aula de práticas na água. Condução em linha reta, contra-vento e popa, execução de manobras básicas com segurança. Um início para adquirir confiança na condução do veleiro.

Vela Oceânica – Intermediário

Curso modular, realizado em veleiros de 20’ a 26’ (pés), com duração de 5 meses e carga horária mínima de 30hs aula de práticas a água. Iniciação ao mundo da vela de competição e execução de manobras marinheiras em ambientes confinados, uso das velas balão, fundeio, atracação e muita diversão. Passeios curtos e regatas simuladas;

Vela Oceânica – Avançado

Curso modular, realizado em veleiros de 22’ a 35’ (pés), com duração de 5 meses e carga horária mínima de 30hs aula de prática na água. Passeios, cruzeiros curtos e simulação de passagem, regatas e muito mais.

DETALHES DOS CURSOS REGULARES DE VELA OCEANICA

Barco de Quilha Fixa – Iniciante

Barco de Quilha Fixa – Intermediário

Barco de Quilha Fixa – Avançado

Curso modular, realizado em veleiros de 16’ a 22’ (pés), com duração de 5 meses e carga horária mínima de 24hs aula de práticas na água.Objetivos

  • Montar e desmontar o veleiro.
  • Manobrar com confiança para atracar e desatracar a embarcação, tanto a vela como no motor.
  • Velejar com segurança em linha reta – no través, contravento e popa – realizando cambadas e jaibes.
  • Domínio básico de terminologia náutica.
  • Manejar corretamente a montagem de asa-de-pombo e o balão.
  • Domínio básico de Regras e Normas de Navegação.
  • Fazer marcação de ponto em Terra
  • Marinharia: nós básicos
  • Participar de pelo menos 2 passeios e 2 regatas como tripulante.
Curso modular, realizado em veleiros de 20’ a 26’ (pés), com duração de 6 meses e carga horária mínima de 30hs aula de práticas a água.Objetivos

  • Regular corretamente as velas do veleiro para todas as situações de vento e mar.
  • Domínio seguro das principais manobras marinheiras à vela – atracação, fundeio, cambadas e jaibes – e uso do balão.
  • Velejar no través, contravento e popa de forma marinheira.
  • Utilização da terminologia náutica.
  • Domínio de Regras de Regatas a vela e Normas de Navegação.
  • Habilidades para largar, montar bóias e cumprir percursos de regatas.
  • Noções de meteorologia e 1ros socorros.
  • Planejamento de passeios curtos.
  • Planejamento para competir nas regatas.
  • Participar de pelo menos 3 passeios, com pelo menos um pernoite a bordo.
  • Participar de pelo menos 5 regatas.
Curso modular, realizado em veleiros de 22’ a 35’ (pés), com duração de 6 meses e carga horária mínima de 30hs aula de práticas a água.Objetivos

  • Domínio do veleiro em todas as situações de vento e mar.
  • Utilização de balões simétricos e assimétricos (Gennaker).
  • Gestão de tripulações.
  • Aprimorar habilidades nas principais posições de bordo: Timoneiro, proeiro, trimmer e tático.
  • Dominar os conceitos táticos de regata para largadas e marcação.
  • Manobrar com confiança e habilidade marinheira em espaços confinados.
  • Realizar com confiança Navegação estimada – Rumo, marcação, velocidade, derrota, etc.
  • Realizar pelo menos uma passagem de no mínimo 50MN.

Turmas: Quintas e Sextas às 14h. Sábados e Domingos 3 horários a partir de 9:00h

CURSO DE VELA OCEÂNICA SOB DEMANDA

INICIANTES


Tripulantes – Com duração de 8 horas práticas em um final de semana, 2 dias intensivos.

INTERMEDIÁRIO

Spinnaker 1 – Vela Balão Básico (simétrico) – Curso Intermediário, realizado em barcos pequenos com até 22′, com duração de 16 hs em 2 finais de semana (4 dias).
Spinnaker 2 – Vela Balão Competição (simétrico) – Curso Avançado, realizado em barcos médios com até 30′, com duração de 16 hs em 2 finais de semana (4 dias).
Gennaker 1 – Vela Balão (assimétrico básico) – curso intermediário, realizado em barcos pequenos com até 22′, com duração de 16 hs em 2 finais de semana (4 dias).
Gennaker 2 – Vela Balão (assimétrico competição) – curso avançado, realizado em barcos médios com até 30′, com duração de 16 hs em 2 finais de semana (4 dias).

APRIMORAMENTO

Aulas avulsas – individuais ou grupos.

Fundamentos

Fundeio – Duração de até 8hs em um final de semana (2 dias).
Atracação – A vela e a motor, com duração de até 8hs em um final de semana (2 dias).
MOB – Manobras de resgate de homem ao mar com duração de até 6hs de aulas práticas.
Regras de Regatas a Vela RRS2017-2020 – teoria e prática – Clínica de 20hrs (uma 6a à noite e 2 finais de semana (4 dias), abordando sinalização de largada, táticas de largada, montagem de marca de barlavento, montagem de marca de sotavento e chegada.

Complementares (cursos teóricos realizados à noite, durante a semana).
Navegação estimada
Sinalização de Embarcações, IALA B, sonora e visual.
Legislação e RIPEAM
Primeiros Socorros no mar
Meteorologia – Fundamentos

COLÔNIA DE FÉRIAS

A NitSailing realiza anualmente duas Colônias de Férias no Charitas, uma nas férias de Janeiro e a outra em Julho.

AS INSCRIÇÕES PARA TURMAS DE JANEIRO DA NOSSA COLÔNIA JÁ ESTÃO ABERTAS!

Aprenda a velejar brincando .

Período de 07 a 17 de Janeiro, de 3a à 6a feira.

TURNO MANHÃ
8h – chegada
8h30 – reunião na sala de vela.
9h – Início das atividades
11h- Lanche ( suco + fruta + barra de cereais ).
12h – Fim das atividades. da manhã.
—————————————-
TURNO TARDE :

OPCIONAL
12h30 Almoço / restaurante a peso do clube ( sugestão de gasto 15 reais ).
—————————————
13h – chegada turma tarde.
13h30 – reunião na sala de vela.
14h – Início das atividades
16h – Lanche ( suco + fruta + barra de cereais ).
17h – Fim das atividades da tarde .

CONDIÇÕES ESPECIAIS – ANTECIPADO ATÉ 20 NOVEMBRO:
PERÍODO MANHÃ: 395.00.
PERÍODO TARDE :395.00.
DOIS PERÍODOS : 670.00.

APÓS 20 NOVEMBRO:
PERÍODO MANHÃ: 495.00.
PERÍODO TARDE :495.00.
DOIS PERÍODOS :770.00.

* Lanche incluso .

APRENDA A VELEJAR BRINCANDO!

Inscrições pelo Whatsapp (21) 974158960 ( Rolf Schmidt / Coordenador ).

Procure a Secretaria Náutica para mais informações.

WINDSURF

FREEWIND – ESCOLA DE WINDSURF E STAND UP PADDLE (SUP)

A Freewind oferece aos associados aulas individuais de windsurf e Stand-up Paddle (SUP), com a supervisão do Cleber Renó, reconhecidamente um dois melhores instrutores de wind do Brasil.

Aulas nas proximidades do clube com apoio de bote e toda estrutura necessária para um aprendizado confortável e tranquilo.

Ligar (21) 98894-3458

cleber@freewindsurf.com.br

https://pt-br.facebook.com/freewindsurf.com.br/

QUERO ME MATRICULAR

www.nitsailing.com
http://nitsailing.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/nit.sailing.escola.vela/
nit.sailing@gmail.com

Contato e informações (21) 97415-8960 ou na secretaria Náutica do clube.