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REGATA COMANDANTE MATTOSO MAIA
01/10/2016 - 08:00 | 02/10/2016 - 17:00
01 – REGRAS:
01.1 A regata será governada pelas regras, tais como enumeradas nas Definições das Regras de Regata a Vela e o
Regulamento Geral da ABCO.
01.2 A RRV-63.7 será alterada de forma que em caso de conflito entre o(s) Aviso(s) de Regata (AR) e estas
Instruções de Regata (IR), prevalecem as Instruções de Regata.
01.3 O barco que tem intenção de protestar, obrigatoriamente, ao cruzar a linha de chegada, passar para CR o
barco a ser protestado.
02 – AVISO AOS COMPETIDORES:
Avisos aos competidores serão afixados no quadro oficial de avisos do evento, localizado próximo a secretaria
náutica.
03 – ALTERAÇÁO DAS INSTRUÇÕES DE REGATA:
Qualquer alteração nas instruções de regata será afixada antes das 11:00h do dia que entrará em vigor, exceto
alteração na programação de regatas, que será afixada até as 19:00h do dia anterior ao dia em que terá efeito.
04 – SINALIZAÇÁO EM TERRA:
04.1 Sinalização em terra será içada no mastro principal do evento, localizado junto a rampa de monotipos.
04.2 Quando o galhardete RECON é içado em terra, o seu significado descrito na sinalização de regata RECON é
modificado de “1 minuto†para “não antes de 45 minutosâ€.
05 – PROGRAMA DE REGATAS:
05.1 Dias de competição
sábado, 01/10 Regatas
domingo, 02/10 Regatas
05.2 Número de regatas programadas:
Regatas: Regatas por dia:
04 regatas (Vet e Est.) máximo três por dia.
05.3 O horário programado para o sinal de atenção da primeira regata de cada dia:
sábado, 01/10 14:00h
domingo, 02/10 13:00h
05.4 Nenhum sinal de atenção será feito depois das 16:30h do dia 02/10/15.
06 – BANDEIRAS DE CLASSE:
A bandeira da Classe será:
Veterano: com o símbolo da classe Optimist na cor preta com o fundo branco.
Estreante: com a bandeira de cor verde.
07 – AREAS DE REGATAS:
A área da regata será na raia da enseada de São Francisco/Icaraí
08 – PERCURSOS:
O diagrama no anexo 1 mostram o percurso, incluindo os ângulos aproximados entre pernas, a sequência em que
as marcas devem ser passadas e o lado em que devem ser deixadas.
09 – MARCAS:
09.1. Marcas 1, 2 e 3 (3S e 3P) (GATE) serão boias infláveis de cor amarela.
09.2. As marcas de partida e chegada serão o barco da CR e uma boia inflável de cor encarnada na outra
extremidade.
09.3 Novas marcas conforme instrução 11.1 serão de cor amarela com um faixa preta.
10 – PARTIDA:
10.1 A linha de partida será entre um mastro desfraldando uma bandeira de cor alaranjada no barco da respectiva
CR e uma marca de partida na outra extremidade.
10.2 A CR içará a bandeira laranja dois minutos antes do sinal de atenção.
10.3. Se a bandeira U for hasteada como o sinal de preparação, nenhuma parte do casco de um barco, tripulação
ou equipamento deve estar no triângulo formado pelas extremidades da linha de partida e a primeira marca no
último minuto antes de seu sinal de partida. Se um barco infringe esta regra e for identificado, será
desclassificado sem audiência, mas não se a regata for reiniciada ou adiada ou cancelada antes do sinal de
partida. Isso muda a Regra 26 Largada e Regras de Regata 63.1. Quando a bandeira U for usada no sinal de
preparação, a regra 29,1, chamada individual não se aplica. A abreviatura de pontuação para uma bandeira U
pena é UFD. Isso muda a regra A11 Abreviações de pontuação.
10.4. Os barcos para as quais o sinal de atenção ainda não foi dado devem deixar livre a área de partida.
10.5. Um barco que partir depois de decorridos 5 (Cinco) minutos após seu do sinal de partida será considerado
como não tendo partido – DNS. Isto muda a regra A4.
10.6 O barco da CR poderá manter sua posição no alinhamento de partida usando motor.
11 – MUDANÇA DA PRÓXIMA PERNA DO PERCURSO:
11.1. Para mudar a posição da próxima perna do percurso, a Comissão de Regata poderá fundear uma nova marca
(ou mover a linha de chegada) e remover a marca original tão logo quanto possível. Quando em uma
subsequente mudança de percurso uma nova marca é substituída, a marca original poderá ser usada.
12 – CHEGADA:
12.1 A linha de chegada será entre o mastro desfraldando uma bandeira de cor alaranjada no barco da CR e a
marca de chegada na outra extremidade.
12.2 O barco da CR poderá manter sua posição no alinhamento de chegada usando motor.
12.3 A bandeira “Alfa†hasteada indica que não haverá outra regata a seguir.
13 – SISTEMA DE PUNIÇÁO:
Será aplicado o Apêndice P – Punição imediata por infração Á Regra 42. O item P2.3 é alterado de forma que todas
as penalidades aplicadas após segundo protesto, valerá a penalidade do item P2.2.
14 – LIMITES DE TEMPO:
14.1 O limite de tempo será de 80 minutos:
14.2. Serão considerados DNF os barcos que não chegarem no prazo de 20 minutos após a chegada do primeiro
colocado. Isto modifica as regras 35 e A4.
15 – PROTESTOS E PEDIDOS DE REPARAÇÁO:
15.1 Formulários de protestos estarão disponíveis na secretaria do evento. Protestos devem ser entregues no prazo
de protestos especificado.
15.2. O prazo de protesto será de 45 minutos após a chegada da Comissão de Regata na Sede da regata.
15.3 Avisos aos competidores serão afixados até 10 minutos depois de encerrado o prazo de protesto, a fim de
informá-los dos horários e locais das audiências nas quais serão partes ou citados como testemunhas.
15.4 Infrações as instruções 17, 18 e 20 não serão passíveis de protestos por barcos. Isto altera a regra 60.1(a).
Penalidades para infrações a essas instruções poderão ser menores que a desclassificação, se a CP assim
decidir.
16 – PONTUAÇÁO:
16.1. É requerido que UMA regata deve ser completada para que se constitua a série.
16.2. Quando 3 (três) regatas tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas
pontuações de cada regata.
16.3. Quando 4 (quatro) regatas tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas
pontuações de cada regata, excluindo-se seu pior resultado.
17 – MEDIDAS DE SEGURANÇA:
Além das Regras da Classe 4.2(A) e (B), 4.3(A)e (B), cada barco deve ter a bordo um remo com uma superfície
mínima de 0,025m2 preso ao barco com um cabo, e todo competidor deverá ter um apito amarrado ao salva-vidas.
Sempre que estiver na água o competidor deverá usar equipamento de flutuação pessoal. Uma roupa de borracha
ou impermeável não Á um equipamento de flutuação pessoal. Se o equipamento de flutuação pessoal de um tipo de
inflar, sempre que estiver na água este deve estar totalmente inflado. Isso altera a REGRA DE REGATA VELA 40.
18 – SUBSTITUIÇÁO DE EQUIPAMENTO:
Não será permitida a substituição de equipamento danificado ou perdido sem autorização da Comissão de Regata.
O pedido de substituição de equipamento deve ser feito Á Comissão de Regata na primeira oportunidade razoável.
19 – INSPEÇÁO DE MEDIÇÁO E DE EQUIPAMENTOS:
Um barco ou equipamento poderá ser inspecionado a qualquer momento quanto ao comprimento das regras da
Classe e Instruções de Regata. Na água, um barco poderá ser instruído pela Comissão de Regata para que se dirija
imediatamente Á área designada para inspeção.
20 – BARCOS DE APOIO:
Chefes de equipe, treinadores e pessoal de apoio não poderão navegar na área de regata (distância mínima de
100m de qualquer barco de competição), após o sinal de preparação para a primeira classe a partir, até que todos
os barcos tenham chegado ou a Comissão de Regata tenha sinalizado retardamento, chamada geral ou anulação.
21 – PREMIAÇÁO:
21.1 Serão premiados os 05 (cinco) primeiros colocados na classificação geral (veterano e estreante) e os 3 (três)
primeiros das categorias: Juvenil (Masc. e Fem.), Mirim (Masc. e Fem.) e Infantil (Masc. e Fem.).
2.2 A Cerimônia de Premiação será no dia 02 de outubro de 2016, logo após a regata na Sala de Vela Comte. Érico
do Clube Naval Charitas.
23 – ISENÇÁO DE RESPONSABILIDADE:
Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. A Autoridade
Organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte, relacionados
diretamente com a série de regatas, seus antecedentes, durante ou depois de completada.
24 – TABUA DE MARÉ:
Download em PDF: ir-regata-comandante-mattoso-maia-2016