Nossa história

Nossa história

Fundado em 1983, ocupando uma área de 57.480m², o CNC oferece aos seus Associados os melhores serviços que um clube pode oferecer, fazendo com que seja indiscutivelmente uma das melhores opções de Niterói, para o lazer, descontração e atividades esportivas.

Ao longo do anos o Departamento Náutico do Clube Naval, carinhosamente chamado de Charitas, tornou-se um dos espaços mais valorizados da Cidade de Niterói. Sem dúvidas o Departamento Náutico do Clube Naval segue rigorosamente a sua principal finalidade: promover a vela brasileira com excelência.

Abaixo disponibilizamos depoimentos de Oficiais de Marinha que tiveram a honra e o grande desafio de estar à frente do Clube, desde a sua fundação. Confira os depoimentos e não deixe de ler a publicação histórica do Clube, lançada quando o Charitas completou 25 anos de grande histórias.

Clique aqui para acessar a Edição Comemorativa de 25 anos.

"Quando eu comecei a frequentar o Charitas era tudo muito diferente. Eu gostava muito de jogar futebol e só havia um campo, de areia, que ficava situado onde hoje funciona o pátio náutico. O resto era tudo um imenso matagal. O Charitas foi evoluindo, passamos a contar com um campo de futebol de saibro, depois foram feitas as quadras de tênis, também de saibro.Tudo mudou muito. Antes de ser Comodoro permaneci muito tempo Diretor de Esportes, e contei com uma equipe perfeita. Só tenho a agradecer aos grandes homens que estiveram ao meu lado durante a minha gestão."
12/06/2011 a 11/06/2016
Comte Fernando Araújo de Almeida
"Eu posso garantir que o orgulho que eu sinto por fazer parte da história do Clube Naval Charitas, tendo sido o seu Comodoro, é o mesmo orgulho que senti com os Comandos que eu tive em minha carreira na Marinha do Brasil. Aqui dentro interagimos de uma forma intensa com diversas pessoas, fazemos amigos para a vida toda. Eu fui Comodoro quando o Clube foi sede do Campeonato Mundial da Optimist e essa foi, sem dúvidas, uma das maiores experiências da minha vida."
11/06/2007 a 11/02/2011
Alte Newton Righi Vieira
"Eu sinto muito orgulho de hoje poder dizer que fiz parte do processo de evolução do Charitas. Todos os Comodoros que estiveram a frente do Clube devem se sentir orgulhosos por terem contribuído para a formação de um espaço tão privilegiado. Só tenho a agradecer a oportunidade de ter sido Comodoro desse Clube."
08/01/1999 a 11/06/2001
Comte Ivar Oleris Pereira
"Eu só tenho a agradecer a oportunidade que tive de ter sido Comodoro deste Clube. Tenho grandes recordações na minha memória e hoje vejo o belíssimo Clube em que ele se transformou. Desejo que ele cresça ainda mais e que os próximos Comodoros consigam dar continuidade a todo esse belo trabalho desenvolvido ao longo de todos esses anos!"
12/06/1991 a 11/06/1993
Comte Egberto R. da Silva Filho
"As pessoas não fazem ideia de quanto foi trabalhoso o início do Clube, a sua fase de construção. Antes do Charitas, a maioria dos Oficiais da Marinha de Niterói frequentava o Iate Clube Brasileiro e lá sempre se falava da possibilidade da construção de uma sede nossa. Claro que a ideia inicial era muito distante do que temos nos dias de hoje. Buscávamos uma garagem para barcos e nunca imaginei que chegaríamos a algo tão grandioso como o nosso Charitas. Caí de paraquedas neste projeto e quando percebi, eu já estava totalmente envolvido com a construção do Clube. Tenho um grande orgulho por ter visto o Charitas nascer, por fazer parte da história deste maravilhoso lugar."
12/06/1979 a 11/06/1981
Comte Luiz Carlos P. Garcia Justo